Buscar

SGB DISPONIBILIZA PESQUISA DE FOSFATO NO RIO GRANDE DO NORTE


Clube da Mineração
Fonte: http://www.cprm.gov.br/

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) acaba de apresentar em sua base de dados gratuita mais um Informe de Recursos Minerais, composto pelo estudo “Avaliação do Potencial de Fosfato no Brasil: Investigação na Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, municípios de Areia Branca e Guamaré”.A crescente demanda do setor agrícola por insumos minerais, e a forte dependência do mercado externo, mostra necessária a identificação de novas alternativas para suprimento desses insumos, que são largamente utilizados como matéria-prima para a fabricação de fertilizantes químicos.


“Os resultados obtidos pela equipe do projeto são bastante promissores, em especial no furo de sondagem 3, onde no intervalo 139m-147m os teores alcançam 6,29% P2O5. Essa descoberta é muito importante, uma vez que confirma a Formação Jandaíra como unidade potencial para prospecção de fosfato na Bacia Potiguar” afirma Marcelo Esteves Almeida, chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB-CPRM.


Segundo o diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, com mais este lançamento, o Serviço Geológico do Brasil segue dando cumprimento à política governamental de desenvolvimento regional como importante subsídio para a formulação de políticas públicas e às tomadas de decisão de investimentos no segmento da indústria de fertilizantes.


“Os trabalhos resultantes do projeto Fosfato mostram todo esforço do Serviço Geológico do Brasil em se consolidar na pesquisa geológica das bacias sedimentares, um desafio crescente para toda a instituição” complementa o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Márcio José Remédio.


O estudo revela como A Bacia Potiguar poderá vir a se tornar uma fonte de matéria-prima para abastecer diversos polos produtores agrícolas existentes em todo Brasil, em especial no Nordeste, reduzindo assim a dependência externa brasileira deste importante insumo.



Acesse o estudo aqui.



Fontes/Créditos:

SGB

http://www.cprm.gov.br/


Thais Souza

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM

asscomdf@cprm.gov.br


Por Thais Souza


Mineração - Mining - Minería

0 comentário