PRINCIPAIS 10 RISCOS E OPORTUNIDADES PARA MINERAÇÃO E METAIS EM 2026
- Clube da Mineração

- há 13 horas
- 2 min de leitura
O setor de mineração e metais está passando por uma mudança significativa, afastando-se de riscos estratégicos para riscos operacionais e redirecionando a prioridade dos retornos dos acionistas para o reinvestimento focado no crescimento. Embora a volatilidade, os custos persistentes e os desafios de produtividade continuem a aumentar, a pressão para fornecer os minerais e materiais que sustentam a economia global nunca foi tão grande.

As empresas do setor estão buscando a transformação, adotando inteligência artificial (IA) e tecnologia, e explorando opções inovadoras de financiamento. No entanto, a mudança tem sido lenta e fragmentada para a maioria, o que é inadequado para um ambiente operacional que é cada vez mais não linear, acelerado, volátil e interconectado (NAVI). É imperativo que as mineradoras repensem a mineração de ponta a ponta para destravar um valor significativo
Principais Destaques
• A complexidade operacional é o principal desafio das mineradoras, pois corpos de minério mais profundos e complexos e teores de minério em declínio levam à produção variável.
• O maior escrutínio em torno da licença para operar (LPO) é uma oportunidade — fazer o que é certo, e não apenas o que é regulamentado, pode conquistar comunidades e governos.
• A Inteligência Artificial (IA) lidera a agenda de investimentos, mas o Retorno sobre o Investimento (ROI) depende do alinhamento com a estratégia de negócios
Acesse no relatório completo AQUI
Fontes/Créditos:
Assinam a publicação os autores:
Fábio Giusti Azevedo de Britto (coordenador, pesquisador do CETEM), Evandro da Silva Rodrigues Guimarães, Kevin Delinsk Bomfim Stadler, Layza da Rocha Soares, Luiz Otavio Candido Silva, Maria Pereira Lima Green, Murilo dos Santos da Silva e Silva.
Mineração - Mining - Minería








Comentários