top of page
Buscar

SETOR MINERAL FATUROU R$ 36 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

Produção registrou queda de quase 18% em relação ao quarto trimestre de 2019


O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) divulgou diversas estatísticas sobre o primeiro trimestre do setor mineral. Houve queda de, aproximadamente,  18% nos volumes da produção mineral brasileira em comparação com o quarto trimestre de 2019: de 267 milhões de toneladas para cerca de 220 milhões de toneladas.

No 1º trimestre de 2020 o valor das operações do setor mineral brasileiro, excluindo‐se petróleo e gás, alcançaram R$ 36 bilhões. Os Estados de maior participação no faturamento foram Pará e Minas Gerais, com 45% e 36%, respectivamente. Goiás segue em terceiro lugar, com uma participação de 3,4%. São Paulo e Bahia apresentam‐se na sequência, com 3,1% e 2,9%,  respectivamente. O Estado do Mato Grosso também apresenta importante participação no setor mineral brasileiro, em torno de 2% do faturamento. O Ibram explica que os valores de faturamento em trimestres serão possíveis a partir deste ano, conforme nova metodologia de coleta, e por isso não são apresentados valores anteriores, divulgados pela Agência Nacional de Mineração  de forma cumulativa.


As substâncias de maior participação no faturamento total do trimestre foram minério de ferro e ouro, com participações de 63% e 11%, respectivamente. Minério de cobre segue em terceiro lugar, com uma participação de 6,4%. Minério de alumínio e água mineral apresentam‐se na sequência, com 3% e 2,9%, respectivamente. Minerais e rochas industriais também apresentam importante participação no setor mineral brasileiro. Entre estes, destacam‐se o calcário dolomítico, com participação de 1,7%, e fosfato e areia, com participações de 1,7% e 1,2%, respectivamente.


A participação do setor mineral no PIB Brasil é de, aproximadamente, 4%, conforme dados do IBGE Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). Esses 4% incluem a contribuição dos segmentos de extração mineral e transformação mineral, além de petróleo e gás.


Acesse a matéria completa AQUI


Fontes/créditos



0 comentário
bottom of page