top of page
Buscar

SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA O REFINO DE PETRÓLEO

Refino


Refinaria também conhecido como destilarias de petróleo que realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo cru extraído dos poços e minas de óleo bruto, produzindo diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.


O petróleo bruto (não processado) é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.

No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas.


Da refinaria, os produtos saem por oleodutos até as indústrias petroquímicas (que usam o GLP para fazer plásticos, por exemplo) ou rumo às distribuidoras de combustível. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.


Entenda o ciclo do Refino (PETROBRAS)


A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais:


Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.


Conversão – é o processo que transforma as partes mais pesadas e de menor valor do petróleo em moléculas menores, dando origem a derivados mais nobres. Isso aumenta o aproveitamento do petróleo.


Tratamentos – são os processos voltados para adequar os derivados à qualidade exigida pelo mercado. Em um desses processos, por exemplo, é feita a remoção do enxofre.


Conheça melhor esse processo a partir do ciclo da gasolina, um dos derivados do petróleo:



Fontes/créditos:

PETROBRAS


Por PETROBRAS



0 comentário
bottom of page