top of page
Buscar

ROCHAS COMINUIDAS EM TERRAS AGRÍCOLAS PODE AJUDAR A CAPTURAR BILHÕES DE TONELADAS EXTRAS DE CO2

A aplicação de rochas cominuidas em terras agrícolas pode ajudar a capturar bilhões de toneladas extras de CO2 por ano, afirma novo estudo.
Clube da Mineração
The International Fertilizer Association (IFA)

Um novo estudo liderado pela Universidade de Sheffield, publicado na Nature  em julho, afirma que espalhar pó de rocha em terras agrícolas pode remover até dois bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) do ar por ano.

O processo, chamado de intemperismo aprimorado de rocha, consiste em espalhar pó de rocha no solo. O basalto triturado ou outro material de silicato adicionado ao solo se dissolve lentamente e reage com o CO2 para formar carbonatos que permanecem no solo ou se movem em direção ao oceano, armazenando carbono nessa forma.


O estudo estima o custo médio de remoção de CO2 atmosférico por meio do intemperismo aprimorado de rochas entre US $ 55-190 por tonelada de CO2, dependendo do país, o que os pesquisadores afirmam que poderia torná-lo comparável ao custo de outras propostas de redução de dióxido de carbono. Devido às suas extensas terras agrícolas, estima-se que China, Estados Unidos e Índia tenham o maior potencial de remoção de CO2 usando este método.

A técnica também pode beneficiar a saúde do solo ao fornecer nutrientes essenciais para as plantas, como cálcio e magnésio, e aumentar o pH do solo, o que pode ajudar a aumentar a produção agrícola e, portanto, também a matéria orgânica do solo.


Apesar das notícias promissoras, os pesquisadores reconheceram que esta análise teórica requer testes de longo prazo no mundo real para avaliar o potencial e os riscos realistas da tecnologia. O aumento da demanda por pó de rocha pode potencialmente levar ao aumento da poluição de operações de mineração ou moagem, enquanto o efeito da camada de pó que pode conter metais e compostos orgânicos persistentes em solos agrícolas pode ter implicações desconhecidas. Além disso, os custos de transporte parecem altos e os agricultores podem precisar de incentivos adicionais para persuadi-los a usar a técnica.


Ainda assim, com um foco crescente em técnicas para mitigar o aquecimento global e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e um reconhecimento do importante papel da agricultura para ajudar a alcançar isso, o intemperismo aprimorado de rochas pode complementar outras soluções de sequestro de carbono do solo, ao mesmo tempo ajudando a fazer sistemas alimentares mais sustentáveis.


Fontes/créditos:

The International Fertilizer Association (IFA)

https://www.fertilizer.org

https://www.fertilizer.org/Public/Media/In_Brief/2020_09_24_Crushed_Rocks.aspx


Por The International Fertilizer Association (IFA)

bottom of page