top of page
Buscar

RESULTADOS DA MINERAÇÃO APRESENTAM QUEDA


Resultados da mineração apresentam queda em relação a 2021.

Produção, exportação, faturamento e saldo comercial caem no 1º semestre em relação a igual período de 2021. Importação de minérios tem grande elevação, segundo dados divulgados pelo IBRAM – Mineração do Brasil.



Resultados da indústria da mineração no 1º semestre.


A redução das compras de minério pela China (quase 30% em dólar) foi a grande responsável pela queda expressiva de 52,5% do saldo comercial mineral do Brasil no 1º semestre de 2022, em comparação ao 1º semestre de 2021. Isso porque o país exportou menos 24% e, além disso, importou 200% a mais de minérios (em dólar). A exportação de minérios é uma das mais importantes geradoras de divisas ao Brasil.


“Mais uma vez está comprovado com dados concretos que a mineração, inclusive a do Brasil, tem um comportamento cíclico e depende dos humores do mercado internacional para apresentar bons resultados. O desempenho setorial do 1º semestre está bem abaixo do que foi apurado no ano passado e o país perde divisas, atratividade para investimentos, geração de negócios, emprego, renda e tributos”, diz o presidente do IBRAM – Mineração do Brasil, Raul Jungmann.


Ele acrescenta que “a mineração, portanto, precisa ser estimulada e não pode ser alvo constante de ações internas que visam elevar seus custos e, assim, derrubar sua competitividade. Os ataques especulativos, como os que ocorrem no Parlamento, precisam ser debelados e, enquanto isso, o faturamento do setor decai”, afirma Jungmann, ao fazer referência a propostas legislativas que buscam elevar valores de royalties, além da criação de taxas por estados, que recaem sobre as mineradoras, todos fatores danosos para a segurança jurídica e para a atração de investimentos.


Acesse a análise completa Aqui

e

O levantamento publicado Aqui


Fontes/Créditos:

Instituto Brasileiro de Mineração

https://ibram.org.br





Mineração - Mining - Minería - IBRAM - Produção Mineral do Brasil

0 comentário
bottom of page