top of page
Buscar

"O MEDO AGORA É GENERALIZADO", DIZ DAN YERGIN, ESPECIALISTA EM PETRÓLEO


PONTOS CHAVE



  1. O mundo está em um período de “verdadeira turbulência”, com mercados financeiros e economias em crise, enquanto o novo coronavírus continua a se espalhar rapidamente, disse à CNBC o guru do petróleo Dan Yergin. 

  2. Após um desacordo sobre os cortes de produção entre a Opep e seus aliados, os mercados de petróleo caíram 30% na segunda-feira. Os mercados da Ásia também registraram quedas acentuadas, enquanto o mercado de ações dos EUA apontou aberturas muito mais baixas.

  3. Yergin disse que a luta pela participação no mercado de petróleo está ocorrendo em um “espaço muito restrito”, porque a angústia do lado da demanda vai continuar.

Estamos em período "verdadeira turbulência ", diz o guru do Petróleo.


O mundo está em um período de “verdadeira turbulência”, com mercados financeiros e economias  em crise, enquanto o  novo coronavírus continua a se espalhar rapidamente, disse à CNBC o guru do petróleo Daniel Yergin .

Após um desacordo sobre os cortes de produção entre a Opep e seus aliados, os mercados de petróleo caíram 26% na segunda-feira. A Rússia  recusou-se a baixar a produção na semana passada e a Arábia Saudita anunciou no sábado que estava oferecendo descontos em seus preços de venda oficiais no próximo mês. O reino também planeja aumentar a produção.


Referindo-se ao que aconteceu em 2008 e 2009, ele disse que estava mais focado nos mercados financeiros. “Isso agora está se transformando em uma crise econômica, juntamente com uma crise de saúde”, disse ele à “Capital Connection” da CNBC na segunda-feira, referindo-se ao atual surto de coronavírus.

“Acho que veremos muito mais congelamento da atividade econômica nos Estados Unidos, não por causa da economia, mas por causa do vírus”, disse ele. “O medo agora é generalizado.”

O “pano de fundo” para tudo isso é o coronavírus, disse Yergin. “Foi isso que realmente fragmentou a aliança (OPEP +)”, disse ele.

Infecções foram relatadas em mais de 100 países desde o início do surto na cidade chinesa de Wuhan, no final do ano passado.


Riad pressionou por um corte de oferta de 1,5 milhão de barris por dia na reunião da OPEP + na semana passada, mas Moscou não aprovou. Isso então provocou uma guerra de preços no mercado.


“Isso também acontece em um momento em que não se trata apenas de petróleo, mas de economia global e do congelamento que estamos vendo”, disse Yergin.

“Acho que a angústia do lado da demanda estará lá”, disse ele. “Mesmo que as pessoas lutem por participação de mercado, elas estão lutando em um espaço muito restrito”.

O IHS Markit vê a demanda de petróleo baixar em quase 4 milhões de barris por dia no primeiro trimestre de 2020 por causa do vírus.


“Se esse tipo de pânico continuar - esse contágio financeiro combinado com o vírus - certamente poderemos ver os preços do petróleo mais baixos.”

- Pippa Stevens da CNBC, Eustance Huang e Sam Meredith contribuíram para este relatório.


Fontes/créditos:


CNBC





0 comentário
bottom of page