top of page
Buscar

NOVA BATERIA DE ZINCO-AR É “MAIS BARATA, MAIS SEGURA E MUITO MAIS DURADOURA QUE A DE ÍONS DE LÍTIO”

Start-up canadense A bateria de fluxo híbrido do Zinc8 pode fazer com que as usinas eólicas ou solares sejam uma carga básica e pode transformar o mercado de armazenamento de energia em escala de utilidades, escreve Leigh Collins.

Clube da Mineração
Engenheiro no laboratório da Zinc8 em Vancouver, Canadá.Foto: Zinc8

Um novo tipo de bateria está chegando ao mercado que pode armazenar vários dias de energia, que não se degrada, não pode explodir e é até cinco vezes mais barato que o íon de lítio, afirmou seu desenvolvedor ao se preparar para pilotar a tecnologia no estado de Nova York.

A bateria de fluxo híbrido de zinco-ar desenvolvida pela empresa canadense Zinc8 tem o potencial de perturbar todo o mercado de armazenamento de energia - tornando as usinas eólicas e solares uma carga básica e até substituindo a necessidade de atualizações da rede de transmissão em muitos lugares.


"Para armazenamento de energia em larga escala, o íon de lítio não pode nos afetar no custo", diz o executivo-chefe Ron MacDonald, um ex-membro do Parlamento canadense que agora supervisiona uma empresa que recebeu mais de US $ 50 milhões em financiamento.


O ar-zinco pode bater no preço das baterias de íon-lítio, porque, geralmente, elas podem armazenar apenas cerca de quatro horas de energia por vez, portanto, um sistema de armazenamento de oito horas exigiria duas baterias. Por outro lado, a capacidade de armazenamento do sistema Zinc8 pode ser aumentada aumentando o tamanho do tanque de armazenamento e o volume do eletrólito que ele contém.


O custo de capital de um armazenamento de oito horas de zinco8 é de cerca de US $ 250 / kWh, caindo para US $ 100 / kWh para um sistema de 32 horas e US $ 60 / kWh para 100 horas. Por outro lado, os projetos de íons de lítio custam cerca de US $ 300 / kWh por qualquer período superior a oito horas.


"Nosso mercado tem oito horas [de armazenamento] e mais", diz MacDonald à Recharge . "E o motivo é que, à medida que você aumenta sua capacidade de armazenamento - o custo geral do sistema continua a diminuir significativamente."


Em termos de custo de armazenamento nivelado (LCOS) - ou seja, o custo de armazenamento de cada MWh de energia ao longo da vida útil de um projeto, levando em consideração todo o capex e opex - o zinco-ar sopra o íon de lítio para capacidades de armazenamento superiores a oito horas. Isso ocorre porque o LCOS dos sistemas de lítio, para aplicações de longa duração que exigem ciclo completo diário ou de vários dias, praticamente dobra a cada dez horas de capacidade de armazenamento adicionada, em comparação a cada 70 horas ou mais para o zinco-ar.


Isso significa que um sistema de armazenamento de zinco-ar de 10 horas teria um LCOS de cerca de US $ 100 / MWh, comparado a US $ 125 / MWh para íons de lítio. Mas um sistema de zinco-ar de 72 horas teria um LCOS de cerca de US $ 180 / MWh, em comparação com mais de US $ 600 / MWh para o lítio.


Prevê-se que o custo da bateria de zinco-ar diminua significativamente à medida que a fabricação aumenta.


Para mais detalhes acesse Aqui





Fontes/créditos


0 comentário
bottom of page