top of page
Buscar

NAVIO DE PESQUISA HIDROCEANOGRÁFICO “VITAL DE OLIVEIRA” INICIA COMISSÃO CIENTÍFICA

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” desatracou em 12 de março, após cumpridos os 14 dias de quarentena e demais protocolos de segurança contra a Covid-19, rumo à Elevação do Rio Grande (ERG), importante região no extremo Sudeste da Amazônia Azul.

Clube da Mineração
O NPqHo “Vital de Oliveira” cumprirá 25 dias de mar durante a comissão

Durante a comissão, serão empregados dois ecobatímetros multifeixe, perfilador sub-fundo e magnetômetro para que se amplie o conhecimento sobre a ERG. Estão a bordo as equipes do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), que têm como objetivo identificar e avaliar a potencialidade mineral de áreas com importância econômica e político-estratégica para o Brasil e estabelecer, no seu enfoque jurídico, o limite da Plataforma Continental além das 200 milhas da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), em conformidade com os critérios estabelecidos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), assinada e ratificada pelo Brasil.

Também participam da comissão nove alunos de Graduação e Pós-Graduação de diferentes cursos de geociências das seguintes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Brasília.

Clube da Mineração
Pesquisadores ao deixarem a Baía de Guanabara a bordo do NPqHo “Vital de Oliveira”

A ação contribui para a formação e capacitação dos futuros profissionais, além de estreitar os laços entre a Marinha e as renomadas instituições. Somados aos 14 dias de isolamento no navio, serão cumpridos 25 dias de mar a uma distância de 1.500 quilômetros da costa, demandando profissionalismo e espírito marinheiro dos militares que desempenham a missão de estender as pesquisas científicas brasileiras a regiões mais distantes na Amazônia Azul.


Fontes/Créditos



https://www.marinha.mil.br/noticias/navio-de-pesquisa-hidroceanografico-vital-de-oliveira-inicia-comissao-cientifica-na#:~:text=Navio%20de%20Pesquisa%20Hidroceanogr%C3%A1fico%20%E2%80%9CVital,Grande%202021%20%7C%20Marinha%20do%20Brasil



Por Marinha do Brasil

0 comentário
bottom of page