top of page
Buscar

LOCOMOTIVA 100% ELÉTRICA DA VALE SAI DA FÁBRICA

A primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira está pronta. Desenvolvida pela Vale, em parceria com Progress Rail (uma empresa do grupo norte-americano Caterpillar), o equipamento está saindo da fábrica hoje (12/set), em Sete Lagoas (MG), rumo a Vitória, onde irá rodar no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão, que pertence à mineradora.

Clube da Mineração
Locomotiva 100% elétrica(Vale, em parceria com Progress Rail). Fonte:Vale notícias

A locomotiva de pátio 100% elétrica faz parte do Programa PowerShift de substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas. Esta iniciativa contribui com a estratégia da Vale de redução de suas emissões diretas e indiretas (escopos 1 e 2)1 em 33% até 2030, a partir de 2017. Essa meta está alinhada ao Acordo de Paris.

Atualmente, as emissões das ferrovias representam cerca de 10% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale. Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos poderão contribuir para reduzir as emissões das ferrovias.


Segundo Gustavo Bastos, gerente-executivo do Centro de Excelência, Tecnologia e Inovação de Ferrosos, os testes com a locomotiva-piloto de manobra, em Tubarão, serão fundamentais para o plano de redução de gases de efeito estufa da Vale. "Esse equipamento representa um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale e está alinhado com o novo pacto estabelecido com a sociedade", afirma Bastos.


*As emissões de escopo 1 são provenientes de fontes próprias ou de controle operacional da Vale, enquanto as de escopo 2 são indiretas, relativas a geração de energia elétrica comprada pela empresa.

Fontes/créditos:


Vale S.A.


Por Clube da Mineração; Vale S.A.

0 comentário
bottom of page