top of page
Buscar

ECONOMIA PERUANA SE REATIVARIA NO SEGUNDO SEMESTRE GRAÇAS À MINERAÇÃO

"Acredito que esse setor (mineração) se recuperará muito mais rápido que o dos hidrocarbonetos", concluiu o especialista.


A reativação da economia peruana ocorreria no segundo semestre do ano, graças à restauração dos níveis de exportação de minerais, previu o professor do curso de Engenharia em Gestão Ambiental da ESAN University, Fidel Amésquita.

Isso aconteceria porque a China começaria a recuperar sua economia e, em um cenário otimista, os Estados Unidos a atingiriam em três meses, considerando que apenas recentemente foi afetado pelo coronavírus (Covid-19), disse ele.


Desde que o surto do vírus começou na China, o setor de mineração foi afetado, já que alguns portos foram temporariamente fechados, disse ele.


"Há um efeito nas exportações de minerais por preços e quantidades, diferentemente do ouro. Segundo dados da Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia (Snmpe), durante os três primeiros meses deste ano, os preços do metal apresentaram uma queda no preço, exceto o ouro. Por exemplo, o cobre caiu de US $ 6.266 para US $ 4.824; zinco de US $ 2.300 a US $ 1.859; levar de US $ 2.200 a US $ 1.714; prata de US $ 19 a US $ 14; enquanto o ouro aumentou de 1.523 para US $ 1.607 ", disse ele.


Enquanto isso, o mercado de hidrocarbonetos também foi afetado e está passando por uma de suas maiores crises, com os preços do petróleo chegando a US $ 20 por barril, mas com uma demanda contratada pelas quarentenas adotadas por Covid-19 por diferentes países, disse ele.

Nesse sentido, a agência de classificação S&P alertou que o preço do petróleo pode cair até US $ 10 por barril, considerando que em muitas empresas ao redor do mundo o custo de produção em média é de cerca de US $ 30, uma vez que várias empresas optaram por cortar gastos, outros estão deixando de operar até que a tempestade passe, disse o especialista.

No caso das empresas de mineração, especialmente a mineração em larga escala, Amésquita disse que é uma indústria que sempre viveu sob a volatilidade dos preços dos minerais.

“O Peru, com sua variedade de produtos e níveis de produção mundiais, diferentemente da indústria do petróleo, tem o apoio de suportar a tempestade, além de ter exportações de ouro, uma commodity com o maior apoio em momentos de crise ”, disse ele.

"Acredito que esse setor (mineração) se recuperará muito mais rápido que o dos hidrocarbonetos", concluiu o especialista.


Fontes/créditos

Rumbo Minero



Por Bryan Quinde / Rumbo Minero


0 comentário
bottom of page