top of page
Buscar

CHINA TRANSFORMANDO A INDONÉSIA EM UMA POTÊNCIA EV

“A Indonésia deixará de ser um produtor e exportador de matérias-primas para se tornar um jogador importante na cadeia de abastecimento mundial, onde as baterias de lítio representam 40% do custo total de um carro elétrico”, diz Bahlil Lahadalia, chefe do Investimento da Indonésia Diretoria Coordenadora (BKPM).


Os investimentos da China em níquel, cobre e outros minérios da Indonésia usados ​​em veículos elétricos estão elevando as perspectivas industriais do país.

Clube da Mineração
A Indonésia está posicionada para assumir a liderança regional na produção de veículos elétricos. Imagem: iStock














JAKARTA - O ministro-chefe de investimentos, Luhut Panjaitan, tem poucas preocupações sobre o controle ferrenho da China sobre a indústria de níquel da Indonésia, já que outros grandes investidores migram para um país com a gama de elementos minerais necessários para transformá-lo em um dos maiores produtores mundiais de baterias de lítio e carros elétricos.

“Convidamos todos e ninguém veio, exceto os chineses”, disse o ministro em uma ampla entrevista que refletiu a visão consumidora do general aposentado da Indonésia como um estado industrializado moderno. “Portanto, são bem-vindos e fáceis de lidar.”

Não é a primeira vez que ele defende o crescente papel da China na economia indonésia. “Goste ou não, feliz ou não feliz, diga o que for, a China é uma potência mundial que não pode ser ignorada”, disse ele em uma palestra pública virtual no ano passado. “Você não pode se esquivar dos fatos em campo.”

Embora o interesse europeu frequentemente permaneça focado em apenas um nível do processo de fabricação, os chineses carregadores estão desenvolvendo uma cadeia de suprimentos totalmente integrada, de aço inoxidável e baterias de lítio a fios de cobre e outros produtos acabados. Como diz Panjaitan: “Até o fim”.


“Ninguém, exceto a China, estava preparado para arriscar colocar dinheiro na Indonésia”, disse um especialista em mineração estrangeiro que visitou o Parque Industrial Morawali de Central Sulawesi, o local de um dos dois complexos de processamento de níquel da Tsingshan's Steel no leste da Indonésia.


para mais ... acesse


Fontes/créditos:





bottom of page