top of page
Buscar

BHP TESTARÁ A CAPTURA DE CARBONO COM A SIDERÚRGICA CHINESA HBIS

A produção de aço é uma das maiores fontes de emissão de carbono, responsável por entre 7% e 9% do total mundial.

Komatsu
Imagem cortesia de Acero AHMSA | YouTube.

A mineradora global BHP Group Ltd e a siderúrgica chinesa HBIS Group Co Ltd concordaram em testar as tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) nas siderúrgicas da empresa chinesa, disseram as empresas na segunda-feira. O projeto desenvolverá e testará tecnologias que podem ser integradas aos processos de produção de aço para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), disse a BHP em um comunicado.

A HBIS também testará opções piloto para usar CO2 capturado para produzir produtos vendáveis ​​e armazenar CO2 em escória de resíduos, acrescentou a BHP. Os testes serão financiados por um investimento de até US$ 15 milhões em três anos, conforme proposto em um memorando de entendimento assinado pelas empresas em 2021.

“Esta colaboração entre a BHP e a HBIS, líder na indústria siderúrgica global e um importante cliente para o nosso minério de ferro, fornecerá um forte exemplo para a indústria seguir em direção à implantação mais ampla do CCUS e à obtenção de grandes reduções na intensidade de emissão de CO2 da produção de aço”, disse Mike Henry, diretor executivo da BHP.

A China é o maior produtor mundial de aço e sua indústria siderúrgica responde por cerca de 15% do total de emissões de carbono em todo o país.

A China emitiu mais de 2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa no setor siderúrgico em 2021, respondendo por cerca de 61% do total mundial de mais de 3,3 bilhões de toneladas na indústria, disse a consultoria Wood Mackenzie em um de seus estudos.

A BHP e a HBIS pretendem alcançar a neutralidade de carbono até 2050, de acordo com seus sites.


Fontes/Créditos:

Reuters e mining.com


https://www.mining.com/web/bhp-to-trial-carbon-capture-with-chinese-steel-firm-hbis/



Por:

Por Amy Lv e Dominique Patton; Edição por Jamie Freed


Mineração - Mining - Minería - CHINESA HBIS


0 comentário
bottom of page