top of page
Buscar

AS MATÉRIAS-PRIMAS QUE ALIMENTAM A REVOLUÇÃO VERDE

"Os recordes de consumo de energia renovável foram quebrados em todo o mundo em 2017".

Clube da Mineração
Infográfico: Cambridge House (conferência, a Vancouver Resource Investment Conference 2018)







Os recordes de consumo de energia renovável foram quebrados em todo o mundo em 2017. Olhando para as redes nacionais e estaduais, o progresso tem sido extremamente impressionante. Na Costa Rica, por exemplo, a energia renovável abasteceu cinco milhões de pessoas com todas as suas necessidades de eletricidade por um período de 300 dias consecutivos. Enquanto isso, o Reino Unido quebrou 13 recordes de energia verde somente em 2017, e a maior operadora de rede elétrica da Califórnia anunciou que obteve 67,2% de sua energia de fontes renováveis ​​(excluindo hidrelétricas) em 13 de maio de 2017.

A frente corporativa também parece promissora, e o Google abriu o caminho ao comprar 536 MW de energia eólica para compensar 100% do uso de eletricidade da empresa. Isso torna a gigante da tecnologia a maior compradora corporativa de energia renovável do planeta. Mas, embora esses exemplos sejam abundantes, esse progresso é apenas a ponta do iceberg - e a energia verde ainda representa um segmento pequeno, mas em rápido crescimento. Para que ocorra uma mudança ecológica completa, precisaremos de 10x o que estamos obtendo atualmente de fontes renováveis.

Para fazer isso, precisaremos adquirir grandes quantidades de recursos naturais - eles simplesmente não serão os combustíveis fósseis a que estamos acostumados.


Metais Verdes Necessários


Um tema importante da conferência é a energia sustentável - e a matemática de fato deixa claro que, para uma transição completa para uma economia verde, precisaremos de grandes quantidades de metais como cobre, silício, alumínio, lítio, cobalto, terras raras e prata .

Esses metais e minerais são necessários para gerar, armazenar e distribuir energia verde. Sem eles, a realidade é que tecnologias como painéis solares, turbinas eólicas, baterias de íon-lítio, reatores nucleares e veículos elétricos simplesmente não são possíveis.


Primeiros Princípios


Como você faz um Tesla dirigir mais de 300 milhas (480 km) com apenas uma carga?

Aqui está o que você precisa: um corpo leve, um motor elétrico potente, uma bateria de última geração que pode armazenar energia de forma eficiente e muitas proezas de engenharia.

Deixando a engenharia de lado, todas essas coisas precisam de metais especiais para funcionar. Para o corpo leve, o alumínio está sendo substituído por aço. Para o motor elétrico, a Tesla está usando motores de indução CA (Modelos S e X) que requerem grandes quantidades de cobre e alumínio. Enquanto isso, a Chevy Bolts e em breve a Tesla usarão motores de ímã permanente (no Modelo 3 ) que usam terras raras como neodímio, disprósio e praseodímio.


O Ritmo do Progresso


A revolução verde está acontecendo em uma velocidade vertiginosa - e novos recordes continuarão a ser estabelecidos a cada ano. Mais de $ 200 bilhões foram investidos em energias renováveis ​​em 2016, e mais capacidade renovável líquida foi adicionada do que carvão e gás juntos:

Tipo de energiaCapacidade global líquida adicionada (2016)Renovável (excl. Hidrelétrica grande)138 GWCarvão54 GWGás37 GWGrande hidro15 GWNuclear10 GWOutra capacidade flexível5 GW

Os números sugerem que este é o único começo da revolução verde.


No entanto, para nos livrarmos totalmente dos combustíveis fósseis, precisaremos adquirir grandes quantidades de metais que tornam a energia sustentável possível.




Fontes/Créditos:

Rockstone Research


Visual Capital

https://www.visualcapitalist.com/raw-materials-fuel-green-revolution/



Por Rockstone Research; Visual Capitalist


Mineração - Mining - Minería

0 comentário
bottom of page