Buscar

PUBLICADA LEI QUE SIMPLIFICA NORMAS PARA LAVRA DE ROCHAS ORNAMENTAIS


Foi publicada, nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União, a Lei 13.975, de 2020, que simplifica as normas para exploração de rochas ornamentais, como granito, mármore e ardósia. A lei permite que essa exploração seja feita apenas por meio de licenciamento, e não só por regime de autorização e concessão como era feito antes. A nova norma já está em vigor.

A exploração de rochas ornamentais e de revestimento, carbonatos de cálcio e de magnésio e argilas foi incluída na Lei 6.567/1978, que permite regime especial de licenciamento para rochas e minerais de uso imediato na construção civil, conhecidos como agregados.

Pedreira de granito em Águas Vermelhas (MG) (Stockphotos)

A lei se originou do Projeto de Lei do Senado (PLS) 773/2015, do ex-senador Ricardo Ferraço. O autor da proposta justificou a iniciativa devido ao longo tempo - em torno de cinco anos - para que fosse concedida a exploração de tais rochas. Ele explicou que a extração desses minerais estava sendo feita por meio de um documento que autorizava a lavra em fase experimental, a guia de utilização. Para Ferraço, o modelo era insustentável.

Na tramitação, o projeto recebeu emendas na Câmara para que houvesse a exigência de licenciamento ambiental e levantamento dos patrimônios natural e cultural da área explorada. Mas as emendas foram rejeitadas na Comissão de Infraestrutura (CI) no início de dezembro de 2019.

O relator da análise das emendas da Câmara, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), alegou que a exigência de licenciamento ambiental já consta na legislação e considerou desnecessário o levantamento dos patrimônios cultural e natural da área a ser explorada.

Fontes/créditos:

Senado Notícias

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/01/08/publicada-lei-que-simplifica-normas-para-lavra-de-rochas-ornamentais

Agência Senado

Por Agência Senado

#mineral #mining #minería #mineração #Rochasornamentais #senado

Parceiros 
Tec Mineração.jpg
CPRM.jpg
ANBEM.jpg

 Entre em Contato

  • facebook64x64
  • Clube da Mineração
  • twitter64x64
CETEM.jpg
LAPROM.jpg
ANM.jpg
logo-cba.png

© 2014 Clube da Mineração - Brasil