top of page
Buscar

SGM ASSINA CONTRATO COM IPEA PARA MAPEAR O SETOR MINERAL BRASILEIRO


A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) contrata o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para mapear e apresentar um diagnóstico do setor mineral brasileiro. O Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado nesta terça-feira, 12, pelo secretário Alexandre Vidigal de Oliveira e o presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, no Rio de janeiro, com o objetivo de qualificar as informações que estão disponíveis, produzir indicadores e analisar o cenário agregado do setor, apontando potenciais econômicos e desafios.

Alexandre Vidigal explicou que a contratação do estudo deve-se a uma dificuldade da Secretaria em obter dados precisos do setor. Segundo o secretário, as atividades desenvolvidas pela SGM carecem de inúmeras informações e análises técnicas, entretanto, ambas, quando existentes encontram-se dispersas e são feitas com bases de dados nas quais se desconhecem os critérios e metodologias aplicadas, o que dificulta a comparação. Vidigal disse ainda que o País necessita de informações mais recentes e profundas tanto sobre a oferta e demanda do setor mineral, quanto de seus limites e potencialidades econômicas. “O estudo será um divisor de águas, a partir desse diagnóstico teremos dados consistentes e, com isso, informações mais seguras para fazer política pública para o setor”, finalizou.

O Termo de Execução Descentralizada será realizado em três frentes de trabalho. Na primeira será feito um mapeamento, tratamento e análise da qualidade das informações sobre o setor. Na segunda, estudos sobre temas específicos da economia mineral, realizando estudos quadrimestrais sobre mercados e cadeias de valor, com foco na conjuntura setorial e nas perspectivas econômicas e tecnológicas para sua exploração. E a terceira, a construção da arquitetura de um observatório online da economia mineral brasileira, com o objetivo de produzir um manual identificando as instituições atuantes do setor, as principais fontes de dados e metodologias para a construção de indicadores de desempenho setorial. O contrato tem duração de aproximadamente dois anos e meio.

Fontes/créditos:

http://www.mme.gov.br

http://www.mme.gov.br/web/guest/pagina-inicial/outras-noticas/-/asset_publisher/32hLrOzMKwWb/content/sgm-assina-contrato-com-ipea-para-mapear-o-setor-mineral-brasileiro

Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia (61) 2032-5620 ascom@mme.gov.br www.mme.gov.br www.twitter.com/Minas_Energia www.facebook.com/minaseenergia

Por MME

0 comentário
bottom of page