top of page
Buscar

MINÉRIO DE FERRO NO MERCADO À VISTA DA CHINA SOBE 7,4% PARA PERTO DE US$80/t, SERÁ A RETOMADA ?


mining,mineração, minería,

O preço do minério de ferro no mercado à vista da China subiu 7,4 por cento nesta sexta-feira, para o maior nível em mais de dois anos

(Reuters) - O preço do minério de ferro no mercado à vista da China subiu 7,4 por cento nesta sexta-feira, para o maior nível em mais de dois anos, diante de um otimismo com a demanda chinesa por aço, segundo operadores e analistas.

O minério para entrega imediata no porto de Tianjin , que havia subido 4,5 por cento na quinta-feira, saltou novamente nesta sexta-feira, para 79,70 dólares por tonelada, com ganho diário de 5,5 dólares/tonelada.

A cotação desta sexta-feira é a maior desde os 79,80 dólares por tonelada registrados em 24 de outubro de 2014, segundo o The Steel Index (TSI).

O minério de ferro é uma das commodities de melhor performance em 2016, tendo subido mais de 80 por cento, segundo o TSI, com o mercado chinês tendo se mostrado melhor do que o imaginado no início do ano.

Os preços no mercado futuro também ficaram mais fortes, tendo subido 6 por cento nesta sexta-feira, para o seu limite diário, pelo terceiro dia seguido, na esteira dos futuros do aço.

A força nos contratos futuros ajudou a impulsionar as vendas de minério de ferro no mercado físico, com cargas da Austrália e Brasil sendo vendidas a maiores preços, segundo operadores.

No acumulado da semana, o preço no spot subiu quase 20 por cento, o maior ganho desde que o TSI começou a monitorar as cotações, em 2008.

"Embora parte da alta possa ser atribuída a perspectivas de demanda mais otimista nos setores imobiliários e de manufatura da China, os negócios especulativos também estão desempenhando um papel importante (na alta)", disse Vivek Dhar, analista do Commonwealth Bank of Australia.

Os movimentos das bolsas chinesas de aumentar taxas de negociação, após uma alta nos preços nos mercados de futuros, particularmente no carvão, levaram muitos fundos para futuros de minério de ferro, adicionando impulso ao mercado, disse Dhar em nota.

"Eu acho que as siderúrgicas na China estão ficando muito mais confiantes sobre as perspectivas, diante de um mercado deprimido por tanto tempo", disse Daniel Hynes, estrategista de commodities do ANZ Bank.

Fonte/Creditos:

Investing.com/news/

http://br.investing.com/news/not%C3%ADcias-de-commodities-e-futuros/min%C3%A9rio-de-ferro-no-mercado-%C3%A0-vista-da-china-sobe-7,4-para-perto-de-us$80-t-212932

Por (Reuters) - Investing

0 comentário
bottom of page