top of page
Buscar

PROJETO DA VALE NO PERU AUMENTA EM 22,6% DURABILIDADE DE PNEUS GIGANTES USADOS EM MINA


Na Mina de Bayóvar, no Peru, os pneus gigantes tinham alta variação na durabilidade e vida útil baixa: apenas 6,149 horas. Eles representavam um dos principais custos operacionais da mina: 12% dos custos variáveis, sendo que 80% desse valor correspondia a pneus de caminhões Komatsu 730E.


mineração, mining, minería, geologia

Pensando nisso, foi criado um projeto chamado Tushpa Qualla, que teve como objetivo aumentar a vida útil dos pneus gigantes de caminhões fora de estrada.Com uma boa pesquisa e algumas mudanças, foi possível economizar US$ 485 mil e aumentar em 22,6% a durabilidade dos pneus..

No deserto de Sechura, a Vale opera uma mina em um dos maiores depósitos de rocha fosfática da América do Sul, a mina de Bayóvar. Além da mina a céu aberto, as operações incluem uma planta concentradora, uma estrada industrial de 32 km, áreas de secagem e armazenamento do produto e um porto.

Mina Bayóvar

Localizada em Sechura, região desértica na fronteira norte do Peru com o Equador, Bayóvar é um dos maiores depósitos de rocha fosfática da América do Sul. O projeto existe desde 1920, contudo, não atraía investidores dispostos a enfrentar o deserto para retirar a rocha fosfática.

A Vale aceitou a empreitada em 2005, após ganhar licitação para explorar a região. Além da mina, a unidade operacional na região conta com uma planta concentradora, esteiras para transportar o fosfato na mina, áreas de secagem e armazenamento e um porto para escoamento da produção. Os principais mercados consumidores do produto são Brasil, América do Norte e Ásia.

Início das operações : 2010

Produção:Fertilizantes - rocha fosfática

Tipo de mina: Céu aberto

Participação da Vale: 40% - joint venture com as empresas Mosaic e Mitsui

Mina Bayóvar

mineração, mining, minería, geologia

Área de operação da mina de fosfatos de Bayóvar

Sala do Centro de Controle de Processos da mina de Bayóvar

Fontes/créditos:

Vale S.A.

http://mundo.intranetvale.com.br/PT/Unidade/Content/Peru

Por Clube da Mineração - Vale (site:

Por adimb

0 comentário
bottom of page