Buscar

SEGURANÇA DE BARRAGENS E GESTÃO DE RISCOS


O assunto de segurança de barragens vem sendo foco de atenção crescente no mundo todo, pela recorrência com que tem se manifestado o problema de rupturas e mau desempenho destas barragens.

O ICOLD (International Commission on Large Dams), o MAC (Mining Association of Canadá) o ICMM (International Council on Mining and Metals) e o Banco Mundial, dentre outros organismos, vêm empreendendo esforços para definir procedimentos de gestão da segurança de barragens, principalmente barragens de rejeitos, com o objetivo de reduzir as ocorrências de acidentes em barragens deste tipo. No Brasil, o assunto é também objeto de preocupação, sendo a segurança das barragens de rejeito, objeto de regulamentação por parte de órgãos licenciadores.

O COPAM e a FEAM, órgãos de controle e fiscalização ambiental do estado de Minas Gerais, estabeleceram normas para a gestão da segurança das barragens de rejeitos.

Conforme estabelecido por estas normas, os proprietários de barragens de rejeitos, têm a responsabilidade de promover as ações necessárias, como manutenção da segurança destas barragens, incluindo a avaliação periódica de segurança e a auditoria independente de segurança das barragens, feitos por profissionais especializados.

A nova lei sobre segurança de barragens (nº 12.334, de 20 de setembro de 2010) obriga os proprietários a implantarem um sistema de gestão de segurança (fonte: http://www.pimentadeavila.com.br/)

Uma das maiores preocupações a respeito da segurança de barragens é a estabilidade do talude de jusante. Condições inseguras podem levar a um grande deslizamento que ameaça a segurança da barragem. Um fator chave para a estabilidade é a localização da linha freática ou da zona completamente saturada dos solos dentro do aterro.

O vídeo abaixo faz parte do conteúdo ministrado no Curso de Segurança de Barragens do Instituto Minere

Fonte: (http://www.institutominere.com.br/ e https://www.youtube.com/watch?v=vRdTL9Tcv2w)

Segurança de Barragens no Brasil

Abaixo um vídeo educativo da ANA que explica a Segurança de Barragens no Brasil.

Fonte/créditos

Pimenta de Avila

http://www.pimentadeavila.com.br

Instituto Minere

http://www.institutominere.com.br/

ANA

https://www.youtube.com/watch?v=If57BMOy5Xk

Por Pimenta de Avila, Instituto Minere, ANA

#mineral #mining #minería #mineração #barragens #segurançasdebarragens #ANA #PimentadeAvila #InstitutoMinere

Parceiros 
Tec Mineração.jpg
CPRM.jpg
ANBEM.jpg

 Entre em Contato

  • facebook64x64
  • Clube da Mineração
  • twitter64x64
CETEM.jpg
LAPROM.jpg
ANM.jpg
logo-cba.png

© 2014 Clube da Mineração - Brasil