O assunto de segurança de barragens vem sendo foco de atenção crescente no mundo todo, pela recorrência com que tem se manifestado o problema de rupturas e mau desempenho destas barragens.
O ICOLD (International Commission on Large Dams), o MAC (Mining Association of Canadá) o ICMM (International Council on Mining and Metals) e o Banco Mundial, dentre outros organismos, vêm empreendendo esforços para definir procedimentos de gestão da segurança de barragens, principalmente barragens de rejeitos, com o objetivo de reduzir as ocorrências de acidentes em barragens deste tipo. No Brasil, o assunto é também objeto de preocupação, sendo a segurança das barragens de rejeito, objeto de regulamentação por parte de órgãos licenciadores.
O COPAM e a FEAM, órgãos de controle e fiscalização ambiental do estado de Minas Gerais, estabeleceram normas para a gestão da segurança das barragens de rejeitos.
Conforme estabelecido por estas normas, os proprietários de barragens de rejeitos, têm a responsabilidade de promover as ações necessárias, como manutenção da segurança destas barragens, incluindo a avaliação periódica de segurança e a auditoria independente de segurança das barragens, feitos por profissionais especializados.
A nova lei sobre segurança de barragens (nº 12.334, de 20 de setembro de 2010) obriga os proprietários a implantarem um sistema de gestão de segurança (fonte: http://www.pimentadeavila.com.br/)
Uma das maiores preocupações a respeito da segurança de barragens é a estabilidade do talude de jusante. Condições inseguras podem levar a um grande deslizamento que ameaça a segurança da barragem. Um fator chave para a estabilidade é a localização da linha freática ou da zona completamente saturada dos solos dentro do aterro.
O vídeo abaixo faz parte do conteúdo ministrado no Curso de Segurança de Barragens do Instituto Minere
Fonte: (http://www.institutominere.com.br/ e https://www.youtube.com/watch?v=vRdTL9Tcv2w)
Segurança de Barragens no Brasil
Abaixo um vídeo educativo da ANA que explica a Segurança de Barragens no Brasil.
Fonte/créditos
Pimenta de Avila
http://www.pimentadeavila.com.br
Instituto Minere
http://www.institutominere.com.br/
ANA
https://www.youtube.com/watch?v=If57BMOy5Xk
Por Pimenta de Avila, Instituto Minere, ANA
Comentarios