Fonte: Vídeo por Paulo Lisboa
Assista o vídeo educativo sobre as propriedades dos minerais
Os minerais e as suas propriedades físicas e químicas
O que é um mineral?
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.
Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Propriedades físicas dos minerais
As propriedades físicas e morfológicas de um mineral, que são decorrentes das suas composições químicas e das suas estruturas cristalinas, servem como critério para a identificação do mesmo. São elas:
Cor: Pode variar devido a impurezas existentes em minerais. A origem da cor nos minerais está principalmente ligada à presença de iões metálicos, fenómenos de transferência de carga e efeitos da radiação ionizante. Sendo que os minerais podem ser idiocromáticos (uma única cor) ou alocromáricos (apresentam diversas cores).
Brilho: Depende da absorção, refracção ou reflexão da luz pelas superfícies frescas de fractura do mineral. Os brilhos são em geral agrupados em: metálico e não metálico ouvulgar. Diz-se que o brilho é não metálico, ou vulgar, quando não é semelhante aos dos metais. Dentro das grandes classes atrás apontadas, o brilho de um mineral pode ser descrito como:
Brilhos não metálicos:
Acetinado;
Adamantino;
Ceroso;
Nacarado;
Resinoso;
Vítreo;
Brilhos metálicos:
Metálico;
Submetálico.
Traço (ou risca): A cor do traço de um mineral pode ser observada quando uma louça ou porcelana branca é riscada. O traço de um mineral fornece uma importante característica para sua identificação, já que permite diferenciar materiais com cores e brilhos similares.
Clivagem: É a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam. A clivagem pode ser descrita como pobre, boa e perfeita. Os tipos de clivagem são descritos pelo número e direcção dos planos de clivagem.
Dureza: Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. Ela reflecte a força de ligação dos átomos, iões ou moléculas que formam a estrutura. A escala de dureza mais frequentemente utilizada, apesar da variação da dureza nela não ser gradativa ou proporcional, é a escala de Mohs, que consta dos seguintes minerais de referência (ordenados por dureza crescente):
Densidade: É a medição directa da densidade mássica, medida pela relação directa entre a massa e o volume do mineral.
Propriedades químicas dos minerais
Os minerais podem ser também classificados de acordo com a sua composição química, havendo várias classificações para isso. São elas:
Silicatos (ricos em sílica);
Carbonatos (contém o íon (CO3)2-);
Sulfatos (contém o íon SO4);
Halóides (formam sais naturais);
Óxidos (contém o íon O2-);
Fosfatos (contém o íon PO44-);
Elementos nativos (não tem íon dominante).
Texto completo
Fontes/créditos:
blog:
fhttp://e-portfolio-juhche.blogspot.com.br/2012/03/os-minerais-e-as-suas-propriedades.html
Por Joana Campos