top of page
Buscar

MINERAÇÃO NA LUA: A PRIMEIRA MISSÃO PARA A LUA SERÁ EM 2016.


A Moon Express vai começar a mandar robôs para a Lua ainda em 2015 para iniciar a exploração científica e comercialFoto: Divulgação / ILOA/Moon Express

A empresa também deve buscar por minério e água em região ainda inexplorada do astro.

A primeira missão para o polo sul da Lua foi anunciada na quinta-feira pela Associação do Observatório Internacional Lunar (ILOA, na sigla em inglês) e pela companhia Moon Express. Isso mesmo: a iniciativa será privada e tem tanto objetivos científicos como comerciais.

A ideia é cravar na superfície do nosso satélite natural o Observatório Lunar Internacional (ILO), que vai "estabelecer observações astrofísicas permanentes" servir a pesquisadores amadores e profissionais, segundo o anúncio feito durante conferência da Nasa, a agência espacial americana, em Mountain View, na Califórnia.

O projeto tem um olho no céu e outro no chão: a Moon Express, que oferece a tecnologia para a empreitada, deve aproveitar a ocasião para explorar o polo sul da Lua em busca de minérios e água. Sondas têm fornecido evidências de que essa região do astro pode ser abundante em recursos minerais e energéticos.

O telescópio promete ser a primeira ferramenta a conduzir observações a partir da superfície do satélite e deve "demonstrar o valor da Lua para o estudo científico da galáxia, da Lua, da Terra, do Sol e das estrelas", afirma Steve Durst, fundador e diretor da ILOA.

- Somos um consórcio global de cientistas, educadores, empreendedores e visionários tentando estabelecer presença científica na Lua seguida por exploração humana e eventual colonização -, completa Durst.

A expectativa é de que a missão possa ser lançada em 2016, mas a Moon Express vai começar a mandar robôs para a Lua ainda em 2015 para iniciar a exploração científica e comercial. "Será uma aterrissagem histórica em uma região ainda não explorada da Lua que pode abrigar algumas das maiores fontes de recursos em todo o Sistema Solar", disse Robert Richards, CEO da Moon Express.

Fontes/créditos:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2013/07/primeira-missao-ao-polo-sul-da-lua-sera-privada-e-vai-instalar-telescopio-4205642.html

Por ZH Planeta Ciência

0 comentário
bottom of page