top of page
Buscar

CETEM LIBERA PARA CONSULTA BANCO DE DADOS DE RECURSOS MINERAIS E TERRITÓRIOS


O banco de dados Reúne estudos de caso, em todo o Brasil, sobre os efeitos socioambientais e econômicos da mineração nos ecossistemas e nos territórios.

O CETEM colocou para livre consulta no seu site, na segunda quinzena de fevereiro, o Banco de Dados de Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos que destaca, entre outros temas, o desperdício de água na mineração brasileira, principalmente em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, e ressalta, em 15 verbetes, a situação crítica das invasões de terras das comunidades indígenas. O Banco de Dados foi alimentado paralelamente à pesquisa realizada para o livro Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos, editado pelo Centro, fruto de três anos de pesquisas e já possui mais informações que as que constam na publicação.

O Banco de Dados reúne estudos de casos de locais que sofreram os impactos negativos da atividade mineradora em 22 estados brasileiros. O acervo está recheado de gráficos e mapas e mostra o levantamento nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O trabalhado desenvolvido pelos pesquisadores do CETEM reúne documentos, catalogados a partir de consultas na Internet, bibliotecas e instituições de pesquisa, meios impressos, teses/dissertações, relatórios acadêmicos/técnicos, artigos em periódicos, congressos, noticias e reportagens, ações do Ministério Público ou em processos na justiça.

Para acessar clique Aqui

Fontes/créditos:

http://www.cetem.gov.br/comunicacao/cetem-noticias

Por CETEM

0 comentário
bottom of page