top of page
Buscar

O CAMINHÃO DE MINERAÇÃO MAIS MONSTRUOSO DO MUNDO


Fonte: Cat® 797F Off-Highway Mining Truck | Features and Benefits

A Caterpillar é uma empresa multinacional norte-americana especializada na produção dos chamados veículos fora de estrada, que são comumente utilizados em grandes obras de construção e nas grandes minas. A empresa produz uma linha ampla de equipamentos e dentre seu portfólio de produtos está a linha de caminhões de mineração 797.

Um dos modelos dessa série é o 797F, atual detentor do título informal de caminhão mais monstruoso do planeta, apresentando dimensões e características que deixam qualquer automóvel que vemos nas ruas parecendo um brinquedinho de criança. Inclusive, este gigante é usado na jazida de minério de ferro da Serra dos Carajás, no Pará, que é a maior do mundo nesse gênero a céu aberto.

Além disso, o caminhão possui 9,7 metros de largura e 15 metros de comprimento. Só o pneu dele, o modelo 59/80R63 produzido apenas pela Michelin ou Bridgestone, tem 4 metros de altura. E, se você acha os pneus do seu carro caros, saiba que cada pneu do 797F custa US$ 42,5 mil — valor que nos EUA poderia ser usado para, por exemplo, comprar um Chevrolet Camaro novinho em folha. ( Fonte da Imagem: Reprodução/Caterpillar)

Peso

Este veículo da Caterpillar pesa 623.690 kg, ou 623 toneladas ;

O caminhão de mineração é capaz de transportar de uma vez 363 toneladas. Ou seja, quando carregado, este veículo pode passar de mil toneladas.

Potência

O 797F conta como fonte de propulsão o motor C175-20 de 106 litros, o qual possui 20 cilindros e 4 turbos. Essa configuração fornece a ele 4 mil cavalos de potência.

Saiba como são fabricados os pneus gigantes dos caminhões fora de estrada

Fonte: Segredo das Coisas

Texto completo em:

Fontes/créditos:

http://www.tecmundo.com.br/caminhao/44461-caterpillar-797-o-caminhao-mais-monstruoso-do-mundo-ilustracao-.htm

https://www.youtube.com/watch?v=X-pAgTDOTBg

Por tecmundo e Segredo das Coisas

Cat® Products (Caterpillar)

0 comentário
bottom of page