top of page
Buscar

PARCERIA ENTRE CETEM E IPHAN-RJ VAI CONTRIBUIR COM A PRESERVAÇÃO DE MONUMENTOS HISTÓRICOS NO RIO.


O CETEM e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ), órgão do ministério da Cultura, assinaram Termo de Cooperação para desenvolver, no âmbito do laboratório público de alterabilidade de rochas ornamentais do CETEM, estudos que irão auxiliar o IPHAN técnica e cientificamente no diagnóstico do estado de conservação de materiais construtivos de Bens Imóveis tombados. Tais ações irão auxiliar o Iphan na fiscalização de ações de Manutenção, Conservação, Restauração e Monitoramento de Monumentos Históricos no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor; Mosteiro de São Bento; Cia Docas (prédio sede da Superintendência do IPHAN no RJ); Hospital São Francisco de Assis e Igreja da Candelária integram os primeiros monumentos alvos da parceria.

Centro de Tecnologia Mineral - CETEM

A cooperação técnica permitirá que intervenções em bens pétreos e minerais tenham embasamento científico e tecnológico do Laboratório de Alterabilidade de Rochas Ornamentais do Centro, equipado com um grande número de instrumentos portáteis que permitem ensaios não destrutivos. A atividade do Laboratório do CETEM tem a função de descobrir patologias nos materiais pétreos e suas causas, bem como auxiliar o IPHAN no estudo de procedimentos de conservação e restauro que sejam compatíveis com materiais históricos e que possam sanar a ocorrência de patologias e dar subsídios aos restauradores. A parceria entre CETEM e IPHAN pode vir a consolidar o Laboratório de Alterabilidade do Centro como referência latino-americana para a conservação de pedras em bens tombados.

O CETEM vem desenvolvendo este trabalho especializado há cerca de cinco anos por intermédio da Coordenação de Apoio Tecnológico a Micro e Pequenas Empresas (CATE), sob a responsabilidade do pesquisador Roberto Carlos da Conceição Ribeiro. E no IPHAN-RJ, a arquiteta Catherine Gallois é quem coordena os trabalhos. Além do Paço Imperial, Cristo Redentor e Parque Laje, o Centro já realizou estudos para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Museu Nacional da Quinta da Boa Vista; Fazenda Capão do Bispo; a Igreja de São Francisco da Prainha; as Banheiras Históricas da Floresta da Tijuca e o Prédio da Cia. de Navegação Costeira (Século XIX).

Reportagem completa em:

Fontes/créditos:

CETEM –Centro de Tecnologia Mineral

http://www.cetem.gov.br/737-parceria-cetem-iphanRevista Impressa Equipo

0 comentário
bottom of page