top of page
Buscar

CPRM LANÇA NOVOS PRODUTOS DE CARTOGRAFIA GEOLÓGICA


Desde 2003, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vem executando um amplo programa de levantamentos geológicos básicos, com o desenvolvimento de projetos de cartografia geológica em todo o território nacional. Esse processo de retomada dos levantamentos geológicos visa oferecer cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro, ampliando à atração de novos investimentos.

Essa iniciativa está acompanhada de um ambicioso programa de levantamentos aerogeofísicos, que prioriza a Região Amazônica. Esses aerolevantamentos - realizados pelos métodos magnetométricos e gamaespectrométricos de alta resolução, com espaçamento de 500 metros entre as linhas de voo, - já recobriram mais de 90% dos terrenos cristalinos do Brasil.

Estas ações levaram ao aumento significativo de produtividade na elaboração de mapas geológicos nos últimos anos. Balanço da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) revela que em 2014, foram publicados 100 mapas geológicos: sendo 15 na escala 1:250.000, 82 na escala 1:100.000, e três na escala 1:50.000. Dos mapas na escala 1:100.000, 27 foram elaborados em parcerias com universidades: UFPA, UFRJ, UFC, UFBA, UFES, UFMT, UFPE, UNISINOS e USP

Estratégia - o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, explica que nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo novas estratégias de gerenciamento dos projetos, desde a seleção das áreas a serem mapeadas, até a sistemática de execução dos trabalhos, visando obter maior qualidade e rapidez na finalização dos estudos. Essa nova sistemática inclui também a maneira de disponibilização dos produtos cartográficos no Geobank, o banco de dados corporativo da CPRM.

Reportagem completa no: http://www.cprm.gov.br

Créditos: Serviço Geológico do Brasil - CPRM

0 comentário
bottom of page