top of page
Buscar

ESTUDO CONFIRMA IMPACTOS DA MINERAÇÃO NO BRASIL


Pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estudaram 105 territórios em 22 estados brasileiros que sofreram impactos damineração e confirmaram que a extração de minerais é uma atividade “extremamente impactante nas regiões onde está instalada. Durante os últimos três anos de pesquisa foi costatado que o setor mineral gera um conjunto de consequências ambientais e socioeconômicas”, de acordo com o pesquisador do Cetem, Francisco Rego Chaves Fernandes.

Os estados com maiores problemas são Minas Gerais e Pará, já que são os maiores estados produtores de substâncias minerais metálicas, como ouro, zinco, chumbo, minério de ferro e bauxita.

De acordo com o estudo, estão em funcionamento no país 3 mil minas e 9 mil mineradoras, além de uma centena de garimpos legais e clandestinos.

O setor mineral emprega cerca de 200 mil trabalhadores e responde por 4% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços fabricados no país. Os investimentos programados pelo setor somam US$ 75 bilhões entre 2012 e 2016.

A pesquisa resultou no livro: “Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos”, baixe a publicação aqui

Reportagem completa no: http://exame.abril.com.br/mineração

Creditos: Alana Gandra, da AGÊNCIA BRASIL.

0 comentário
bottom of page