Parceiros 
Tec Mineração.jpg
CETEM.jpg
CPRM.jpg
LAPROM.jpg
ANBEM.jpg
ANM.jpg
  • facebook64x64
  • Clube da Mineração
  • twitter64x64

 Entre em Contato

© 2014 Clube da Mineração - Brasil

PROJETO DA VALE NO PERU AUMENTA EM 22,6% DURABILIDADE DE PNEUS GIGANTES USADOS EM MINA

08.07.2016

 Na Mina de Bayóvar, no Peru, os pneus gigantes tinham alta variação na durabilidade e vida útil baixa: apenas 6,149 horas. Eles representavam um dos principais custos operacionais da mina: 12% dos custos variáveis, sendo que 80% desse valor correspondia a pneus de caminhões Komatsu 730E.

 

Pensando nisso, foi criado um projeto chamado Tushpa Qualla, que teve como objetivo aumentar a vida útil dos pneus gigantes de caminhões fora de estrada.Com uma boa pesquisa e algumas mudanças, foi possível economizar US$ 485 mil e aumentar em 22,6% a durabilidade dos pneus..

 

No deserto de Sechura, a Vale opera uma mina em um dos maiores depósitos de rocha fosfática da América do Sul, a mina de Bayóvar. Além da mina a céu aberto, as operações incluem uma planta concentradora, uma estrada industrial de 32 km, áreas de secagem e armazenamento do produto e um porto. 

 

Mina Bayóvar

 

Localizada em Sechura, região desértica na fronteira norte do Peru com o Equador, Bayóvar é um dos maiores depósitos de rocha fosfática da América do Sul. O projeto existe desde 1920, contudo, não atraía investidores dispostos a enfrentar o deserto para retirar a rocha fosfática. 

 

A Vale aceitou a empreitada em 2005, após ganhar licitação para explorar a região. Além da mina, a unidade operacional na região conta com uma planta concentradora, esteiras para transportar o fosfato na mina, áreas de secagem e armazenamento e um porto para escoamento da produção. Os principais mercados consumidores do produto são Brasil, América do Norte e Ásia. 

Início das operações : 2010  

Produção:Fertilizantes - rocha fosfática 

Tipo de mina: Céu aberto 

Participação da Vale: 40% - joint venture com as empresas Mosaic e Mitsui 

 

 

 

 

 

 

 

Mina Bayóvar

                  Área de operação da mina de fosfatos de Bayóvar

 

 

 Sala do Centro de Controle de Processos da mina de Bayóvar

 

 

                                             

 

Fontes/créditos: 

Vale S.A.

 

http://mundo.intranetvale.com.br/PT/Unidade/Content/Peru

 

Por Clube da Mineração - Vale (site:

 

Por adimb

 

Please reload

Please reload

A Jornada do Autodidata em Inglês

Curso Online de Analista Financeiro 

livro.jpg