top of page
Buscar

SERVIÇO GEOLÓGICO LANÇA NOVOS PRODUTOS GEOFÍSICOS

A iniciativa visa agregar valor aos dados aerogeofísicos disponíveis e incrementar a missão da instituição, que é gerar e disseminar o conhecimento geocientífico.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lança novos produtos elaborados a partir do tratamento de dados aerogeofísicos para incentivar a pesquisa mineral no país. Os produtos foram produzidos pela equipe de geofísicos da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, sob coordenação da Divisão de Geofísica e Sensoriamento Remoto (DISEGE).

Atlas Aerogeofísico de Pernambuco

A geofísica é uma das ferramentas mais importante para o entendimento da geologia e na prospecção de recursos minerais. “Estes produtos complementam a disponibilização dos dados brutos e imagens georreferenciadas dos projetos aerogeofísicos da CPRM ocorrida em 2017. Ou seja, agora a disponibilização de Atlas Aerogeofísicos Estaduais e os Mapas Magnetométricos e Gamaespectrométricos do Brasil permitirá um entendimento regional, independente da capacidade de processamento de dados do usuário", avalia Márcio José Remédio, diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM. “A atualização dos mapas aerogeofísicos do Brasil era uma demanda da indústria e da academia. Os produtos são disponibilizados para a sociedade numa base de dados integrada, fundamental para o início de novas pesquisas minerais. Os mapas destravam valor econômico para a indústria, visto que as assinaturas dos depósitos poderão ser comparadas em escala continental, explica o geofísico Raphael Teixeira Correa. O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, destaca que os produtos disponibilizados à sociedade são novos instrumentos de pesquisa, planejamento e gestão, seja no mapeamento geológico, na exploração mineral, ou no entendimento das potencialidades regionais. “Demonstramos o potencial que a aerogeofísica possui como ferramenta em trabalhos que envolvam a geologia”. Confira os produtos - Mapas Magnetométrico e Radiométrico do Brasil: foram produzidas novas versões dos mapas Magnetométrico e Radiométrico do Brasil, que representam atualizações daquelas lançadas em 2011, por ocasião do 12° Congresso Internacional de Geofísica, no Rio de Janeiro. As novas versões publicadas, englobando novos dados obtidos após 2011, são produto da compilação dos dados aerogeofísicos de mais de 200 projetos, realizados pela-CPRM, ANP, CODEMIG e CBPM. Atlas Aerogeofísicos Estaduais: Foram finalizados atlas aerogeofísicos dos estados de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e estão em elaboração os atlas dos estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Ceará, a serem lançados ainda em 2020. Os Atlas Aerogeofísicos Estaduais representam uma nova linha editorial e são produzidos apenas para estados que possuem a totalidade ou quase totalidade do território com cobertura aerogeofísica de magnetometria e gamaespectrometria. O objetivo deste produto é facilitar a gestão e emprego dos dados aerogeofísicos de acordo com a preferência e prioridades dos setores público e privado, e segundo as características geológicas e potencialidades minerais locais. Os mapas geofísicos do Brasil e os atlas estaduais em formato PDF que podem ser acessados através dos links abaixo:



















Fontes/créditos

Brasil Mineral

Warley Pereira

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM

asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400


Por Warley Pereira


0 comentário

Comments


bottom of page