Buscar

MME LANÇA TRÊS NOVAS PLATAFORMAS ONLINE PARA O SETOR MINERAL


A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, nessa quarta-feira (14/09), três plataformas online para acesso rápido aos dados do setor mineral e ao quantitativo de barragens de mineração no Brasil, além de proporcionar visualização interativa das informações.


Desenvolvidas com ferramentas de Business Intelligence (BI), foram lançados o Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico, o Anuário Estatístico do Setor de Transformação de Não Metálicos e o Monitoramento de Barragens de Mineração no Brasil.


Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico

A 28ª edição do Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico consolida dados do setor, de 2017 a 2021, e contempla cinco importantes segmentos, são eles: siderurgia, ferro-gusa, ferroligas, não ferrosos e fundição. Além disso, o MME tem intensificado sua relação institucional com as associações representativas dos diversos segmentos produtivos, por meio de acordos de cooperação técnica para aprimorar a integração das informações setoriais.


Anuário Estatístico do Setor de Transformação de Não Metálicos


A 17ª edição do Anuário Estatístico do Setor de Transformação de Não Metálicos contempla 13 importantes segmentos de transformação de bens minerais não metálicos: cimento, cerâmica vermelha, cerâmica de revestimento, vidro, cal, gesso, louças sanitárias e de mesa, fertilizantes e agrominerais, rochas ornamentais, gemas, joias e afins e refratários.

Vale ressaltar que o Setor de Transformação de Não Metálicos é muito importante para o País, pois é a base de várias atividades econômicas essenciais, como a indústria de construção civil, destacada como um dos principais indutores do novo ciclo de crescimento nacional.

Monitoramento de Barragens de Mineração

A plataforma Monitoramento de Barragens de Mineração tem como objetivo disponibilizar, de forma interativa, os dados quantitativos das barragens de mineração, tais como o método construtivo, o nível de emergência, o enquadramento das barragens na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e a evolução dos indicadores de segurança, expressos pelos critérios de Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA), cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração da ANM (SIGBM/ANM).

A plataforma também apresenta a evolução da execução de vistorias de barragens de mineração pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a entrega de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e o andamento do processo de descaracterização das barragens de mineração alteadas pelo método à montante.


Acesse a plataforma Setor Metalúrgico

Acesse a plataforma Setor De Transformação De Não Metálicos

Acesse a plataforma Segurança de Barragens de Mineração



Fontes/Créditos:


Assessoria de Comunicação Social

(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br antigo.mme.gov.br www.twitter.com/govminasenergia www.facebook.com/gov.minaseenergia www.youtube.com www.flickr.com/minaseenergia www.linkedin.com/govminaseenergia/



Mineração - Mining - Minería - SGM - MME

0 comentário