A necessidade cada vez maior de veículos elétricos está aumentando a pressão sobre o lítio britânico à medida que o prazo (de 2035) se aproxima.
A demanda britânica por lítio deve chegar a 75.000 toneladas até 2035, enquanto o governo trabalha para proibir a venda de veículos a diesel e gasolina altamente poluentes no Reino Unido. Isso ocorre no momento em que os fabricantes de automóveis em todo o mundo continuam a insistir nos benefícios que os veículos elétricos terão ao desacelerar o ritmo das mudanças climáticas.
Estima-se que o Reino Unido exigirá de 50.000-60.000 toneladas de carbonato de lítio por ano até 2035 para a produção de baterias para atender às necessidades do governo. Isso pressupõe que a produção permaneça em 1,2 milhão de veículos por ano e que a quantidade de lítio necessária não aumente.
A British Lithium , que espera começar a construir uma pedreira para produzir 20.000 TM de carbonato de lítio por ano em um investimento de US $ 400 milhões, não está sem concorrentes, tanto no Reino Unido quanto no exterior.
A competição pelo lítio aumenta na Europa!
Depois de apenas cinco anos após seu lançamento inicial, Cornish Lithium tem como objetivo se tornar uma potência britânica na mineração de lítio, com o objetivo de iniciar a produção comercial em menos de quatro anos. Jeremy Wrathall, ex-banqueiro de investimentos e atual diretor-gerente da Cornish Lithium, tinha o futuro em mente ao fundar a empresa.
“Em 2016, comecei a pensar sobre a revolução dos veículos elétricos e o que isso significaria para a demanda de metal, e comecei a pensar sobre o lítio”, disse ele em entrevista à AFP. “Um amigo meu mencionou que o lítio foi identificado na Cornualha, e eu apenas me perguntei se isso era algo não reconhecido no Reino Unido.”
O lítio foi descoberto pela primeira vez na Cornualha por volta de 1864 e não foi extraído novamente desde 1914, quando foi produzido como ingrediente em fogos de artifício. Agora, no entanto, o lítio da Cornualha está supostamente em fase de testes para ver se o metal pode ser produzido comercialmente para atender à demanda crescente necessária para o setor de carros elétricos.
Apesar dos estreitos laços históricos da Cornualha com a mineração de lítio, Wrathall insiste que o projeto é puramente comercial.
Fontes/Créditos:
https://miningglobal.com/smart-mining/british-lithium-pressured-due-calls-electric-cars
Por Mining Global
Mineração - Mining - Minería
Comments