top of page
Buscar

RIO TINTO AUMENTA A AUTOMAÇÃO DE CAMINHÕES


mining,mineração, minería,

Duas frotas de caminhões da mina Pilbara estão sendo adaptadas com tecnologia sem motorista

A frota de caminhões da mina da Rio Tinto Brockman 4 "funcionará completamente" em modo autônomo, após um retrofit de tecnologia sem motorista programado para conclusão em meados de 2019.

Cerca de 29 caminhões de transporte Komatsu serão adaptados à tecnologia do Sistema Autônomo de Transporte (AHS) na mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental, a partir de 2018.

A empresa também estará convertendo 19 caminhões de transporte Caterpillar em sua mina Marandoo para autônomos a partir de meados do ano que vem, a primeira vez que a Rio Tinto implantou a tecnologia AHS em seus veículos da marca Caterpillar.

As conversões representam um aumento de 50% na frota de caminhões autônomos do mineiro. Uma vez finalizada a modernização, a empresa terá mais de 130 caminhões autônomos, representando cerca de 30% da frota total.

"Estamos empolgados em começar um novo capítulo em nossa jornada de automação com um parceiro de longo prazo de grande valor na Caterpillar e estamos orgulhosos de estender nossa parceria bem-sucedida com a Komatsu nesta iniciativa de modernização mundial", disse Rio Tinto Iron Ore chief executivo Chris Salisbury.

mining,mineração, minería,

"Os rápidos avanços na tecnologia continuam a revolucionar a forma como a mineração em grande escala é realizada em todo o mundo. A expansão da nossa frota autônoma através da modernização ajuda a melhorar a segurança, desbloqueia ganhos significativos de produtividade e continua a consolidar a Rio Tinto como líder da indústria em automação e inovação ", acrescentou.

AHS permite que os caminhões sejam operados por um sistema de supervisão e um controlador central, em vez de um motorista sentado no táxi. Ele usa cursos GPS pré-definidos para navegar por estradas e interseções e o sistema conhece locais, velocidades e direções reais de todos os veículos em todos os momentos.

O projeto de adaptação faz parte do programa de produtividade de US $ 5 bilhões. A empresa disse que já agregou mais de 3.500 ideias de funcionários no pipeline de produtividade da empresa, "muitos dos quais oferecerão benefícios de custo".

A expansão da frota autônoma está sendo considerada.

"Estamos estudando futuras adições à nossa frota autônoma no Pilbara, com base no valor, para ajudar a entregar nossa participação de US $ 5 bilhões de fluxo de caixa livre adicional para a empresa até 2021. A Rio Tinto está empenhada em trabalhar de perto com nossa força de trabalho à medida que a transição para AHS, incluindo oportunidades para novos papéis, redistribuição, reciclagem e upskilling ", disse

Auto-mina

A Rio Tinto começou a implementar tecnologia autônoma em 2008. Além dos veículos, seu negócio de minério de ferro opera seis sistemas de perfuração totalmente autônomos para perfurar a produção de buracos.

O mineiro executou seu primeiro trem de transporte pesado totalmente autônomo em setembro de 2017, completando uma corrida piloto de 100 quilômetros sem motorista a bordo. Apontado 'AutoHaul', o projeto ferroviário está em trilha para conclusão até o final de 2018, tornando-se a primeira rede ferroviária de longo curso, de longa distância, totalmente autônoma do mundo.

As empresas de mineração australianas estão expandindo rapidamente o uso de veículos e equipamentos autônomos.

Salisbury.

Fontes/créditos:

https://www.cio.com.au

https://www.cio.com.au/article/631405/rio-tinto-ramps-up-truck-automation/

Por George Nott (CIO)

0 comentário
bottom of page