Em 2015 a PETROBRAS recebeu prêmio pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada Pré-Sal.
A Offshore Technology Conference (OTC) existe desde 1969, e é o maior evento de negócios do mundo na área de produção offshore de óleo e gás. O OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions é o maior reconhecimento tecnológico que uma empresa de petróleo pode receber como operadora offshore.
O conhecimento adquirido ao longo de décadas de experiência na Bacia de Campos foi fundamental para o desenvolvimento das novas tecnologias. Só que o desafio do Pré-Sal era inteiramente novo. Mais do que apenas uma simples adaptação das tecnologias existentes, era necessário dedicar tempo e recursos para testar novos materiais e soluções. Para isso, contamos com a participação de diversas áreas técnicas da Petrobras, incluindo o nosso centro de pesquisas, o Cenpes.
As tecnologias premiadas pela OTC 2015 fazem parte de um amplo espectro de decisões bem sucedidas tomadas junto com nossos parceiros, que tornaram viável tecnológica e economicamente produzir óleo e gás no Pré-Sal.
A descoberta dessas extensas reservas de petróleo e gás ao longo da costa sudeste do Brasil, em 2006, representou um novo capítulo na história do petróleo mundial. A nova província de óleo apresenta uma extensão de quase 800 km de comprimento e reservas estimadas em bilhões de barris de óleo leve.
Mas o ambiente em que se encontravam as novas jazidas trazia grandes riscos, além de dificuldades de transporte e logística.
As 10 tecnologias premiadas:
1- Primeira Boia de Sustentação de Risers (BSR)
2- Primeiro riser rígido em catenáriaCurva plana assumida por um fio suspenso sob a ação única do seu próprio peso.composto por tubos com liner, instalados pelo método reel lay (carretel)
3- Mais profundo riser rígido em configuração “lazy wave” (SLWR)
4- Mais profundo riser flexível (em lâmina d’águaDistância entre a superfície da água e o fundo do mar. de 2.220 m)
5- Primeira aplicação de risers flexíveis com sistema integrado de monitoramento dos arames de tração
6- Recorde de profundidade de lâmina d'água (2.103 m) na perfuração de um poço submarino com a técnica de Pressurized Mud Cap Drilling (PMCD)
7- Primeiro uso intensivo de completação inteligente
Completação é o conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo e gás ou injetar fluidos no reservatório. Na completação inteligente, é possível produzir ao mesmo tempo a partir de duas ou mais zonas de um reservatório com o uso de válvulas que são fechadas ou abertas remotamente a partir da sala de controle da plataforma.
8-Primeira separação de dióxido de carbono (CO2) associado ao gás natural em águas ultraprofundas (2.220 m) com injeção de CO2 em reservatórios de produção
9- Mais profundo poço submarino de injeção de gás com CO2 (em lâmina d’água de 2.220 m)
10 - Primeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em água ultraprofunda (2.200 m)
Fontes/créditos:
Fontes/créditos:
PETROBRAS
http://presal.hotsitespetrobras.com.br/tecnologias-pioneiras/#3
Por PETROBRAS S.A.