Buscar

Pesquisa: ESTUDO DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS MINERAIS E POTÁVEIS DE MESA DO BRASIL


O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), gestor do patrimônio mineral brasileiro, em benefício da sociedade, tem a grata satisfação de disponibilizar para a comunidade o resultado de um estudo concluído no âmbito da Diretoria de Fiscalização da Atividade Minerária - (DIFIS), sob o título “Estudo Diagnóstico das Águas Minerais e Potáveis de Mesa do Brasil”.

Sob a Coordenação Geral da Divisão Técnica de Água Mineral (DTAM), que também prioriza como meta a otimização do fomento à atividade mineral, tal estudo sintetiza a integração de informações disponibilizadas em bancos de dados e relatórios de pesquisa e de lavra de águas minerais e potáveis de mesa constantes do acervo documentário técnico do DNPM. Na essência, um documento diagnóstico de avaliação que enfatiza a distribuição, classificação e significado econômico desses recursos hídricos subterrâneos especiais, cujo controle de exploração e explotação tem sido, ao longo dos anos, regularmente acompanhado pela Autarquia DNPM.

A comunidade que integra o segmento de águas minerais tem solicitado do DNPM maior frequência na divulgação de dados do setor através de publicações técnicas. Nesse sentido, o reconhecimento de uma carência ainda significativa de trabalhos técnicos nessa área, representou a grande justificativa para elaboração do presente documento que engloba um valioso acervo de informações de qualidade consistente a respeito das fontes hidrominerais do país, legalmente registradas. O trabalho ora apresentado traduz o esforço do DNPM em viabilizar mais um produto de síntese, cujo conteúdo espera ser de grande utilidade para o público usuário do meio acadêmico e empresarial, que contribui para o desenvolvimento técnico-científico e socioeconômico do país, participando ativamente da pesquisa e exploração das águas subterrâneas especiais, ditas minerais e potáveis de mesa, brasileiras.

Celso Luiz Garcia Diretor-Geral do DNPM

Acesse a publicação aqui

Fontes/créditos:

DNPM - diretoria de fiscalização

http://www.dnpm.gov.br/acervo/publicacoes

Por DNPM - diretoria de fiscalização

#mineral #mining #minería #mineração #águamineral

Parceiros 
Tec Mineração.jpg
CPRM.jpg
ANBEM.jpg

 Entre em Contato

  • facebook64x64
  • Clube da Mineração
  • twitter64x64
CETEM.jpg
LAPROM.jpg
ANM.jpg
logo-cba.png

© 2014 Clube da Mineração - Brasil