Parceiros 
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
  • facebook64x64
  • twitter64x64

 Entre em Contato

© 2014 Clube da Mineração - Brasil

ENTREVISTA: "TODOS DEVEM COMPREENDER A MINERAÇÃO DO PRESENTE PARA APOIAR A MINERAÇÃO DO FUTURO”

 Fonte da entrevista: Portal da Mineração – PAULO HENRIQUE SOARES “

 

A mineração é responsável por cerca de 5% do PIB brasileiro, tendo em um passado não distante representado mais de 8% do nosso PIB. Qual o papel do IBRAM?

 

A influência da produção mineral no PIB é variável e depende de uma série de circunstâncias. É uma indústria que precisa ser estimulada, afinal, fornece as matérias-primas para todas as demais indústrias produzirem os bens de consumo que a sociedade tanto precisa. A mineração é “a indústria das indústrias”.O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é a entidade nacional representativa de empresas e instituições que atuam na indústria da mineração. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar, representar, promover e divulgar a indústria mineral brasileira, contribuindo para a sua competitividade nacional e internacional. Além disso, o Instituto visa também fomentar o desenvolvimento sustentável e o uso das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional na mineração, estimulando os estudos, a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e o uso das mais modernas tecnologias disponíveis.

 

 

A grande maioria das pessoas associa a mineração apenas à exploração do meio ambiente.É possível que a sociedade e os demais stakeholders da mineração venham a ter uma imagem mais diversificada e positiva da mineração no futuro?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há muitos anos a indústria da mineração, por meio do IBRAM e outras entidades e as próprias empresas do setor, já vêm atuando para que a sociedade tenha acesso ao conjunto de informações que mostrem a realidade da mineração e de sua contribuição para a sociedade. A preocupação é que todos compreendam a ‘mineração do presente’ para apoiar a ‘mineração do futuro’, cada vez mais sustentável e impulsionadora do desenvolvimento e do crescimento nacional. Estamos sempre preocupados em disseminar aos cidadãos a importância do resultado gerado pela indústria mineral para os ganhos na qualidade de vida da população. E isto nem sempre é fácil: as pessoas querem os produtos para consumir, mas também precisam saber como eles foram criados. E praticamente tudo que consumimos tem origem ou alguma participação dos minérios.Quanto objetos não existiriam não fosse a atividade minerária, como aparelhos eletrônicos, óculos, tesouras, elevadores, vigas de prédios etc. Algumas pessoas carregam dentro si inovações médicas que só se concretizam porque a mineração existe, como marcapassos e próteses. Fato é: sem a atividade mineradora, a vida moderna simplesmente não seria possível.

 

Quais são as principais barreiras que a mineração precisa superar para ser vista de maneira mais positiva?

 

Uma é aprimorar constantemente o processo de comunicação. É fundamental que todos entendam como ocorrem os processos produtivos, para qualificar o debate sobre a atividade. É necessário melhorar esse diálogo e mostrar a todos a importância da mineração para a vida de todos.

Além de assegurar minérios, que são as matérias-primas para todas as indústrias de transformação, o setor mineral assegura empregabilidade porque estimula a produção industrial; contribui para a estabilidade econômica; gera divisas para o País com a exportação dos excedentes; promove o desenvolvimento em áreas remotas, bem como as situadas nas proximidades dos núcleos urbanos, e, por isso, leva qualidade de vida aos municípios.

 

 

Há razão para as pessoas temerem novas tragédias causadas pela mineração com grande impacto social e ambiental?
 

Todas as vezes que ocorrem intervenções humanas na natureza, sabemos que há sempre algum risco em qualquer atividade produtiva. Mas, estamos permanentemente atentos para coibir estas possibilidades. Além de garantir uma produção racional e sustentável, nos preocupa, de maneira substantiva, a vida dos nossos colaboradores e familiares, bem como das comunidades próximas aos projetos minerais.

 

Quando as empresas mineradoras falam em sustentabilidade, a que elas estão se referindo?
 

Qualquer atividade só consegue dizer que é sustentável se houver uma interação entre todas as partes interessadas no processo. Sem isto, não é possível chama-la de sustentável. O fortalecimento da prestação de contas e da transparência pode melhorar o entendimento de todas as partes sobre as contribuições da indústria de mineração ao desenvolvimento regional e do país.

 

E o que é reputação para a mineração?
 

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de acordo com um desejo ou uma necessidade, pois ela só pode acontecer onde o depósito mineral está situado. E é nessa região que a empresa mineradora precisa desenvolver relacionamentos sólidos com a comunidade local, poder público, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, imprensa, entre outros.

 

Reputação é apurada de acordo com a capacidade de entrega de expectativas geradas num relacionamento com vários públicos. Ela é formada por quatro dimensões: aquilo o que a empresa fala, o que terceiros falam da empresa, o contexto em que a empresa está e suas ações. Estas dimensões são os pilares para a construção de uma reputação sólida.

 

É preciso, continuamente, lembrar a todos os públicos a importância da atividade mineradora, as evoluções no modo em como é feita e em como ela é essencial para nossa vida. Nosso desafio é ressignificar a atividade da mineração, apresentando seus impactos na economia e na região onde ela ocorre e seu papel para o desenvolvimento das comunidades, além de falar de segurança e inovações.

 

 

Paulo Henrique Soares é Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)

 

 

Fontes/créditos:

portaldamineracao.com.br/

 

http://portaldamineracao.com.br/entrevista-paulo-henrique-soares-todos-devem-compreender-mineracao-do-presente-para-apoiar-mineracao-do-futuro-cada-vez-mais-sustentavel/

 

 

Por  Portal da Mineração

Please reload

Please reload