Parceiros 
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
mining, mineração, mineral, minería, 矿业 e geologia
  • facebook64x64
  • twitter64x64

 Entre em Contato

© 2014 Clube da Mineração - Brasil

LIVRO: A INDÚSTRIA DA MINERAÇÃO - PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL E A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO BRASILEIRO

28.08.2015

              O IBRAM disponibilizou em seu site o livro "A Indústria da Mineração - Para o Desenvolvimento do Brasil e a Promoção da Qualidade de Vida do Brasileiro", produzido pelo próprio Instituto. A mineração reflete positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.

 

É pouco percebido pela população, por exemplo, que o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH dos municípios onde ocorre a mineração é maior do que a média do IDH dos Estados onde se localizam e superior, também, ao dos municípios onde não há essa atividade econômica. Outro aspecto a observar é que, mesmo em pontos distantes dos grandes centros urbanos ou em áreas onde se concentram bolsões de pobreza, a presença de um empreendimento mineral é fator concreto de estímulo ao desenvolvimento sustentável dessas localidades. Promover a ascensão socioeconômica da população é o cerne de qualquer política adotada pela administração pública, e a mineração é um dos itens fundamentais a ser levado em conta no planejamento e na execução dos projetos voltados para o progresso do País.

 

Ao longo das páginas do livro, detalha-se como as políticas públicas podem magnificar seus efeitos positivos ao, pelo menos, permitir que o setor mineral se desenvolva sem os persistentes obstáculos que travam a geração de empregos, impedem a ampliação de empreendimentos e a implantação de novos projetos, comprometem a competitividade internacional da indústria mineral brasileira, vetam a descoberta de novas jazidas e monopolizam, nas mãos do Estado, a exploração de importantes minerais.debate apresentado. Ele colocou a CI à disposição dos representantes do setor e disse ter certeza de que é possível chegar a soluções para destravar essa atividade econômica.

 

INSUMOS MINERAIS PARA O CRESCIMENTO DO PAÍS

O Brasil deve ser encarado como uma nação que ultrapassou o estágio de país em formação. Seu destino de grandeza está traçado para o novo horizonte mundial que se desenha nesse início do século XXI. É necessário construir usinas, redes de transmissão de energia, estradas, ferrovias, além de modernizar e construir novos portos, milhões de casas populares, creches, escolas, universidades, laboratórios, hospitais, novos centros urbanos. O País, no entanto, precisa tomar providências urgentes para que os insumos minerais que sustentarão tamanha grandiosidade tenham caminho livre dos entraves mencionados.

 

                             Acesse Aqui e baixe o livro !

 

Fonte/créditos

http://www.ibram.org.br

 

 

 

Por  IBRAM

Please reload

Please reload